sábado, 10 de janeiro de 2009

Tertúlia “Viver e Crescer com Dignidade”

A Tertúlia teve lugar no dia 27 de Fevereiro de 2008, no Centro de Exposições de Odivelas – Casa do Largo, onde o orador foi o Dr. Manuel Varges. Das suas palavras destacamos as seguintes ideias:

Durante algum tempo este tema era falado, por mim, e por outros, sob o título “Envelhecer com Qualidade”.
Mas depois comecei a interrogar-me: Como pode alguém envelhecer com qualidade se nunca viveu nem cresceu com dignidade? Por isso passei a gostar mais de tratar este tema sob a óptica de “Viver e Crescer com Dignidade”, escolhi a palavra Dignidade, não por acaso, é que a Dignidade é um valor e um direito fundamental de todo o ser humano.
Por isso a Declaração Universal dos Direitos Humanos diz textualmente “todos os homens nascem livres e iguais em Dignidade e em Direitos”.

Crescer com Dignidade é, desde logo, ter direito ao acesso a um Sistema de Educação e de Formação Profissional que permita aos Jovens um acesso ao mundo do trabalho.
Também foi referido pelo Palestrante que todos devemos manter um envolvimento activo com a vida, nomeadamente através de:
I. Nunca pense, estou a envelhecer, não há nada a fazer;
II. Cultive o optimismo, veja sempre o lado bom das coisas, aceite as contrariedades da vida como um desafio a vencer, ou uma coisa com o que temos de viver;
III.Crie projectos de vida, pessoais, familiares, em grupo ou em comunidade, clubes ou associações sociais em regime de voluntariado;
IV.Arranje hobbies, pesca, turismo, leitura, cinema, teatro, passeios culturais, campismo, universidade sénior, acima de tudo não se isole, envolva-se com outros que tenham idades, gostos ou…preocupações semelhantes;
V.Aprenda artesanato, pintura, teatro ou arranje actividades relacionadas com a sua profissão anterior;
Terminada a exposição do Dr. Manuel Varges, seguiu-se um período de debate, no qual os Tertulianos colocaram questões ao orador.

Sem comentários: