quarta-feira, 4 de março de 2015

TERTÚLIA DE FEVEREIRO DE 2015 (7º Aniversário)



Na Tertúlia de hoje estiveram presentes 79 Tertúlianos, para assistir à Tertúlia “ O Mel de Abelhas e os seus Benefícios” ficamos a saber que nem todo o mel é puro, nem sequer todo é de abelhas, há por exemplo o de cana. As abelhas escolhem as melhores flores e voltam para informar as outras abelhas da localização através de uma dança e orientação pelo sol, se aquele lugar não lhes interessar vão para outro que memorizaram, por mistério da natureza têm memória seletiva. Um do...s provérbios lidos diz que as melhores abelhas não poisam em flores murchas. Ficamos a saber que para o mel ser puro tem um fio constante sem bolhas e pode ter diversas cores, segundo o local de alimento das abelhas. E quantas outras coisas havia mais para escutar, mas o tempo é curto. A Fátima Manuel leu um poema de sua autoria, sobre o mel e as abelhas. Também o Kim Marques apesar de ter um compromisso, deixou-nos um belo poema também a propósito do tema.   A Ilda Carrola cantou-nos uma canção sobre as abelhas, acompanhada pelo António Moreno e António Romão. Aproveitámos para fazer a entrega dos prémios dos vencedores do concurso fotográfico da Viagem de 2015 à Rússia. Fizemos o sorteio habitual com livros sobre culinária, frascos de mel e não só. Acabamos cantando os parabéns às Tertúlias “Conversas com Princípio e Fim” pelo 7º Aniversário.








































O Grupo Sénior Musicando fez a sua estreia em público, do grupo liderado pelo António Romão, com canções conhecidas de todos nós cuja letra é trabalhada e personalizada de acordo com o que faz sentido à nossa realidade. Gostámos imenso, foi uma agradável surpresa, contamos ouvir –los mais vezes, pois é uma grupo dinâmico com gosto pela música e prima pela qualidade e aperfeiçoamento. Parabéns!






A Ilda Carrola cantou-nos uma canção sobre as abelhas, acompanhada pelo António Moreno e António Romão. apropriada ao tema, PARABÉNS aos três!


Aproveitámos para fazer a entrega dos prémios dos vencedores do concurso fotográfico da Viagem de 2015 à Rússia, à Margarida Carrapato e à Rita Leitão, que por serem do Algarve, se fizeram representar pela nossa amiga Manuela Carrapato.
Fizemos o sorteio habitual com livros sobre culinária, frascos de mel e não só.
Acabamos cantando os parabéns às Tertúlias “Conversas com Princípio e Fim” pelo 7º Aniversário, terminando assim, mais uma tarde cultural em salutar convívio.
Obrigada a todos os presentes, a quem colabora de forma direta e não só, mas a todos o que agradavelmente estão presentes ao vivo, ou online por impossibilidade, e que através do seu feedback sabemos que vale a pena. Obrigada AMIGOS!



A proposito do 7º. Aniversário eis aqui alguns testemunhos de nossos amigos:


1 - PATRICIA BENÍTEZ MÁRQUEZ

FEVEREIRO DE 2015... 7 ANOS DE TERTÚLIAS!!
Neste mês as “Conversas com Principio e Fim” sopram as velas…!
Muitos Parabéns pelos 7 anos de vida!
É uma bonita iniciativa, com empenho e dedicação para que estas tertúlias sejam momentos de partilha.
Os meus votos de muitas FELICIDADES, e que esta caminhada continue a nos proporcionar bons momentos de convívio e de conhecimentos, com temas sempre tão interessantes.
O meu muito obrigada.
Um carinhoso abraço para os meus amigos Carlos e Margarida, com amizade.

2 – MARIA LÍDIA DIAS:

7º ANIVERSÁRIO DAS “TERTÚLIAS, CONVERSAS COM PRINCÍPIO E FIM”

Mais um aniversário … já vai no 7º! Escrever algo sobre este evento parece fácil e ao mesmo tempo difícil. Resolvi a questão de uma forma original dando a cada letra um atributo. Parabéns aos organizadores.

Temas diversos
Enriquecimento mútuo
Reunião de amigos
Tempos de lazer
União de esforços
Lúdicos momentos
Informação pertinente
Alegria
Socialização
                                                                                                                               
3 - MARIA ALINE OLIVEIRA:

Uma Tertúlia docinha para assinalar um belo aniversário.
Lembro-me da 1ª Tertúlia, onde assisti entusiasmada ao desenrolar da mesma. Com o decorrer dos meses e o passar dos anos, os Tertulianos já não cabiam no espaço reservado para admirarmos os assuntos sempre diferentes que eram apresentados.
Depois passamos para o local onde são apresentadas atualmente e muitas vezes a sala está repleta. Os temas são sempre muito variados e interessantes prendendo a atenção de quem observa. Parabéns aos organizadores e muita saúde para continuarem com a vossa trabalhosa tarefa.
Um beijinho ao simpático casalinho com votos de bom aniversário.

Receitas em que o MEL tem um papel preponderante entregues por Amigos:


RECEITA DA ALINE OLIVEIRA

PURÉ DE MAÇAS:

Achei interessante a sua sugestão e lembrei-me de um acompanhamento para pratos de carne.
Gosto de o fazer e de o saborear
Puré de maças,
Pode ser feito com maças reinetas ou simplesmente com os vulgares peros amarelos (não me lembro do seu nome).
A média por pessoa é geralmente de uma maça grande.
Cortam-se em pequenas fatias fininhas e vão sendo regadas com sumo de limão para não escurecerem.
O tacho onde forem colocadas deve ser untado com manteiga.
Junta-se uma colher de sobremesa com mel e vai a cozinhar, em lume muito brando, no suco que vai libertando e com o tacho bem tapado.
O tacho deve ser sacudido de vez em quando para não pegar. Ao fim de uns 15 a 20 minutos deve estar pronto.
Mexe-se cuidadosamente com uma colher de pau até o puré atingir o ponto desejado.
Bom apetite;

 RECEITA DA FÁTIMA MANUEL

COSTELETA DE PORCO COM MEL E CANELA

INGREDIENTES

 2 kg de costeletas de porco
qb de sal
3 colheres de sopa de mel
1 colheres de chá de canela-da-china em pó

CONFECÇÃO

Acenda a churrasqueira e deixe o carvão atingir o ponto em brasa (25 a 30 minutos).
Colocar o sal em ambos os lados da costela, levar ao grelhador e deixar dourar.
Num recipiente misture o mel e a canela. Retire a costeleta das brasas e aplique a mistura com um pincel; leve novamente ao fogo e acabe de assar. Sirva como aperitivo ou como prato principal com os acompanhamentos de habituais de um churrasco.

CREPES DE MAÇÃ COM MEL

Faça discos de crepes (panquecas) conforme receita básica.

Recheio

Cozinhe maçãs descascadas e picadas (deixe na água com limão para não escurecer), escorra e acrescente mel (a quantidade varia conforme o número de pessoas: geralmente para 10 crepes usa-se 10 maçãs); deixe as maçãs amolecerem até parecer um creme mais ou menos grosso; acrescente canela em pó a gosto. Recheie os crepes. Enrole-os ou dobre-os em triângulos. Sirva com mel ou coberturas próprias para sorvete. MARAVILHOSO;

 LÍDIA DIAS:

FRANGO DA LÍDIA DIAS

Ingredientes:

1 Frango grande, 1 limão, 2colheres de sopa de mel, 80 gramas de margarina, ½ dl de vinho branco, sal e pimenta qb.

Confecção:

Lavar o frango e secá-lo bem. Picar o peito e pernas do frango com um garfo. Esfregá-lo com o sumo de meio limão e temperar com sal e pimenta por fora e por dentro. Aquecer a margarina ligeiramente e barrar o frango por dentro e por fora.
Colocar num pirex (de preferência do tamanho do frango) e levar a assar em forno bem quente, ir regando com o molho que se vai formando. Quando estiver quase assado regar com o mel e deixar a assar mais ou menos 15 minutos, continuando a regá-lo com o molho que se vai formando.
Para acompanhar, e como estamos na época das castanhas, sugiro um arroz de castanhas e linguiça.
Experimentem e bom apetite                                                                                                
MARIA DA CONCEIÇÃO MATOS:

SERICAIA COM MEL


Quanto à sobremesa em que se utiliza o mel é a sericaia. Depois de pronta e na altura de servir pode colocar-se um pouco de mel por cima; 


 ZAIRA CALDEIRA:


Polvilhar pernas de coelho/ pato/perna de perú


Polvilhar pernas de coelho/ pato/perna de perú com sal e pimenta. Ferver sumo e raspa de um limão, 1 colher de sopa de mel e folhas de alecrim (1 raminho) durante uns 3 minutos. Regar a carne com este molho e levar ao forno até a carne estar cozida. virar uma ou 2 vezes.

 MARGARIDA MOURA:

MEDALHÕES DE PESCADA COM  MEL E LARANJA

INGREDIENTES:

Uma embalagem de Medalhões de Pescada de -+ 400 g, raspa e sumo de 1 laranja grande, 8 folhas de hortelã e 1 colher de sobremesa de mel, sal qb, azeite qb;

PREPARAÇÃO:

1 – Descongele os Medalhões conforme as instruções da embalagem;
2 – Faça um molho com o sumo e raspa da laranja, as folhas de hortelã picadas, o mel e sal a gosto, mexendo bem até diluir o mel.
Deixe marinar os medalhões durante 10 minutos;
3 – Leve os Medalhões nessa marinada a forno pré-aquecido a 200 º. Durante 25 minutos aproximadamente, baixando para 180 º. A meio da cozedura;
4 – Sirva com hortelã picada e cuscuz feitos com água fervida com pau de canela;
PERANTE ESTAS IGUARIAS TODAS. DESEJAMOS O MUITO BOM APETITE.

1 comentário:

Patricia Benítez Márquez disse...

Olá Carlos,
Que carinhosos testemunhos e deliciosas receitas...!!
Um abraço amigo.
Patricia