quarta-feira, 8 de abril de 2015

TERTÚLIA DE MARÇO 2015 - O Mito dos Jesuítas;






Apesar de ser uma época de férias de Páscoa, estiveram presentes 52 Tertulianos, neste momento de cultura em que o Prof. Doutor José Eduardo Franco nos falou da presença dos Jesuítas em Portugal e não só (Espanha, França, Itália, China, etc.) cuja filosofia se centra na educação e conhecimento cientifico. A sua preparação é mais prolongada que em outras Ordens Religiosas, daí que este grau de exigência lhes confira maior credito de saber. Como disse o Dr. José Eduardo Franco há em tudo o reverso da medalha, mas quem é várias vezes expulso e regressa tem, necessariamente, mérito. O tempo é sempre curto para quem fala do que gosta (Historiador, Jornalista e Poeta) e para quer escuta o fluir de palavras fruto de investigação, embora como disse também, seja mais vendável a História de ficção. 



















E por falar em Jesuítas, a Margarida leu a receita do bolo jesuíta  (que gosta muito)  não é o caso da anedota contada pelo Doutor José Eduardo Franco que o bolo foi criado, para quem não gostava dos Jesuítas ..... "trinca-los"
Presenteamos o nosso convidado, com um doce, não com um jesuíta, mas, com Marmelada Branca de Odivelas, que faz parte da História da nossa Cidade.



 Tivemos, como habitualmente, os Jograis do Marquês  (só com dois elementos)



e a Ilda Carrola

OBRIGADA Amigos, abrilhantam sempre a Tertúlia.

 Por último o sorteio de livros é um momento muito divertido e que movimenta a sala pela expectativa de a cada um sair o seu número.

Obrigada a todos os presentes e votos de uma Páscoa Feliz para TODOS os Tertulianos e seus Familiares.

Links dos vídeos da Tertúlia de Março: 
NOTA DE ABERTURA:

I PARTE DA PALESTRA:

II PARTE DA PALESTRA:

III PARTE DA PALESTRA:

IV PARTE DA PALESTRA – ENCERRAMENTO:

RUBRICA “Hoje sou eu o Poeta”
(Jograis do Marquês)

RUBRICA “Hoje sou eu o Cantor”:
(Ilda Carrola)





Sem comentários: