segunda-feira, 4 de outubro de 2010

"Os Benefícios da Medicina Chinesa"


No passado dia 29 de Setembro, na Sociedade Musical Odivelense, teve lugar a 27ª. tertúlia, organizada por Carlos Moura, perante 95 participantes, desta vez o tema foi “Os Benefícios da Medicina Chinesa”.
Antes da palestra houve lugar aos habituais agradecimentos à comunicação social que colabora com estes eventos, nomeadamente, o Jornal de Odivelas, representado, desta vez pela jornalista Catarina Rolim, pelo Jornal Triângulo, e pela OdivelasTV e por fim a Câmara Municipal de Odivelas pelo excelente apoio dispensado às tertúlias.

Por parte da organização das tertúlias foram dadas as boas vindas à Dra Alda Custódio representante da Associação dos Antigos Alunos da Escola Secundária de Odivelas, fundada recentemente;
No tempo reservado às habituais informações todos tomaram conhecimento que na Tertúlia de Junho, foi pedido a todos que dessem “um tostãozinho para o Santo António”, pois essa colecta rendeu 27,75 €uros, os quais foram arredondados pela organização das tertúlias os 30,00 €uros com os quais foram adquiridos livros que, aos poucos e poucos irão sendo distribuídos.
A organização das tertúlias colocou na internet mais um blogue, desta vez chama-se “crónicas e fotos com história”, destinado a relatar as histórias dos locais por onde o grupo das Tertúlias vai passando. A viagem à Suíça e Áustria correu muito bem, creio que todos ficaram satisfeitos, parece que “cheirou a pouco”, desta viagem foram distribuídos “certificados de viagem” emitidos pela agência de viagem.
Em relação ao projecto de viagem para 2011 o mesmo está a ser objecto de estudo.
No passado dia 15 de Setembro, o Jornal Triângulo comemorou mais um aniversário a Direcção do referido Jornal quis aproveitar a ocasião para fazer realçar o Projecto de Voluntariado Cultural que as tertúlias “Conversas com Princípio e Fim” proporcionam a todos que as elas assistem mensalmente, entrevistando Carlos Moura, a todos foram distribuídos exemplares da referida entrevista.
No próximo dia 13 de Novembro, um grupo de 50 Tertulianos irá desenvolver a “Rota do Azeite”, o qual ocorrerá na Vila de Góis em plena Serra Lousã, num lagar adequado para o efeito.









A tertúlia de Outubro, dia 27, vai ter como convidada a Dra Maria Máxima Vaz que nos irá trazer o tema “Hoje…Falamos de Saloios”, e para nos alegrar, musicalmente, teremos o “Grupo Folclórico “Os Camponeses de Odivelas”, os quais aceitaram o convite da organização para estarem presentes;
A rubrica de Poesia esteve assegurada pelo Jaime Guerreiro, Joaquim Sustelo, Maria Melo e Isabel Valentino, com poemas do agrado da assistência.







A presente tertúlia foi filmada, a título experimental pelo Ivo Polido.

Quanto à tertúlia propriamente dita, cujo tema foi “Os Benefícios da Medicina Chinesa”, a apresentação esteve a cargo das Dras. Sílvia Beviano e Joana Pinto, as quais nos trouxeram as seguintes informações:


A medicina chinesa (MTC) é constituída por um conjunto de procedimentos e técnicas terapêuticas desenvolvidas ao longo dos milhares de anos da história da China. 100% Natural e sem contra-indicações, é constituída por várias disciplinas destacam-se a Fitoterapia, a Acupunctura (que são as mais conhecidas e praticadas), a Moxibustão e a massagem Tuina.

A palavra acupunctura deriva do latim (acus e punctus) agulha e ponto. A acupunctura consiste na inserção de agulhas filiformes e descartáveis, em pontos específicos do corpo, cada ponto tem um determinado efeito terapêutico, seja localmente ou à distância. A acupunctura apresenta bons resultados dentro de um leque muito vasto de patologias, tendo a mais-valia de ser um tratamento seguro e sem efeitos colaterais.
A Fitoterapia é um método terapêutico que se baseia na utilização de plantas medicinais chinesas, administradas sob a forma de fórmulas magistrais. Para administração per os (via oral) as fórmulas são preparadas em forma de decocções, comprimidos ou cápsulas, ou para aplicação tópica em pomadas ou emplastros. A fitoterapia conta com séculos de utilização segura.


A Medicina Chinesa, hoje em dia conhecida em todo o mundo, tem um papel importante na área da saúde do Povo Chinês há mais de 5000 mil anos, é muito provavelmente, não apenas a mais antiga das medicinas, mas também a que mais tem sido praticada ao longo da História da Humanidade. A MTC foi pouco desenvolvida em outras civilizações do mundo, essencialmente devido ao isolamento da China. A MTC foi influenciada e moldada ao longo do tempo por muitos factores, incluindo a cultura, filosofia, política, religião e ciência. Com a abertura da China em 1972, a MTC começou a espalhar-se pelo Ocidente, onde tem vindo a conquistar o respeito e confiança não apenas dos pacientes como de grande parte dos médicos e comunidade científica, nomeadamente da Organização Mundial de Saúde (OMS), que desde 1979 recomenda a MTC para o tratamento de várias patologias, cujo número tem vindo a aumentar.
A Medicina Chinesa tem como campo de acção a totalidade das doenças que podem surgir ao longo das várias etapas da vida: infância, adolescência, idade adulta e terceira idade. Apesar de não haver uma lista exaustiva das patologias passíveis de serem tratadas através da MTC destacam-se:
- Sistema cardiovascular, insuficiência cardíaca, hipertensão arterial, do sistema respiratório, temos asma, bronquite, a sinusite, rinite e as alergias, do sistema digestivo referimos a úlcera gástrica, o síndrome do cólon irritável e a obstipação no tocante ao sistema urinário temos a infecção urinária, HPB e a incontinência urinária no sistema nervoso, nomeadamente, demências: alzheimer, demência vascular, doença de Parkinson e no sistema osteoarticular, temos, artrose, osteoporose e dores nas costas (cervicalgias, dorsalgias, lombalgias, sacralgias), etc,.
A Medicina Chinesa é uma medicina holística, preocupando-se em identificar a causa das doenças e não simplesmente aliviar os sintomas.


Nas Clínicas Dr. Pedro Choy há departamentos especializados. Para cada paciente é desenvolvido um plano terapêutico específico que é aplicado por acupunctores altamente especializados. Por exemplo, nos respectivos departamentos são disponibilizadas soluções consistentes e seguras para, nomeadamente, diabetes, emagrecimento e para deixar de fumar.
Para terminar, as Palestrantes indicaram-nos algumas vantagens da utilização da Medicina Chinesa, nomeadamente:
Melhor funcionamento do sistema imunitário, sensação de bem-estar e satisfação, redução da ansiedade, aumento da sensação geral de bem-estar, melhoria da qualidade do sono.Este evento terminou com o habitual e esperado sorteio de livros, cd´s, dv´s, vouchers para espectáculos da Malaposta, vouchers para consultas e tratamentos nas Clínicas Dr. Pedro Choy e um livro ofertado pelo poeta e jornalista, Cândido José de Campos.

1 comentário:

Ao abrigo da claridade disse...

Estive presente e gostei muito deste tema.
Não são apenas os químicos que nos resolvem os problemas com a saúde.Esta medicina tem dado provas concretas de bons resultados e eu tenho uma prova em família...Pena o Estado ainda não a ter creditado!
Esperemos que brevemente se resolva.
Parabéns Carlos pelo teu trabalho.

http://margui-morgadinha.blogspot.com