terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Tertúlia "Serviços de Apoio Domiciliário"

No Centro de Exposições de Odivelas, no dia 29 de Outubro de 2008, mais uma vez as Tertúlias “Conversas com Princípio e Fim”, organizaram e promoveram um encontro, o tema foi “Serviços de Apoio Domiciliário”, que, desta vez, teve a colaboração da Empresa Homeinstead, Lda, domiciliada em Odivelas/Ramada, especializada em apoio, domiciliário, a pessoas idosas e dependentes. Inicialmente a Palestrante convidada foi a Dra Andreia Silva, responsável pelo escritório em Odivelas, que, á ultima da hora, teve que assistir, clinicamente, uma sua cliente, sendo substituída na Tertúlia pelo Dr. Paulo Neto.
Foram-nos apresentados vários diapositivos os quais foram acompanhados por explicações do referido Palestrante, quanto à Homeinstead, Lda centraliza a sua prestação de serviços, nomeadamente, nas áreas a seguir indicadas:
1 – Nos serviços de apoio especializado, salienta-se:
. Levantar receitas médicas;
. Compras gerais;
. Acompanhamento a compromissos;
. Transportes ocasionais;
. Supervisionar o pagamento de contas;

2 – Nos serviços de acompanhamento, destacamos:
. Companhia e conversação;
. Apoio na recuperação de problemas de saúde;
. Assistência nocturna;
. Assistência matinal;
. Lembrança de medicação;
. Apoio a doentes de Alzheimer;
. Actividades de entretenimento;
. Leitura;
. Assistência à locomoção;

Todas as tarefas são executadas pelas Care-Givers, estas colaboradoras possuem referências cuidadosamente verificadas e formação adequada. A contratação da Empresa Homeinstead, Lda é sempre formalizada através da assinatura de um “Acordo de Serviços”, através do qual se encontram designados as “tarefas” a prestar e, diariamente, é elaborado um relatório das intervenções prestadas, documento que fica ao dispor dos familiares do cliente, que, deste modo, os mesmos podem seguir a par e passo o que a empresa está a fazer em prol do seu familiar.
A organização da Tertúlia aproveitou a ocasião para distribuir um livro denominado de “O desafio de vencer na doença de Alzheimer”, documento elaborado pela Associação Nacional de Farmácias e cedido, gentilmente, às Tertúlias pela Farmácia Joleni de Odivelas.
Estiveram presentes 60 Tertulianos os quais como, habitualmente, colocaram questões esclarecidas pelo Dr. Paulo Neto.
Aproveitámos a ocasião para festejar o aniversário da Patricia Benitez, uma das nossas tertúlianas habituais e amiga pessoal.
Houve ainda lugar para sortear livros, CD’s, DVD´s, oferecidos pela Organização.

Sem comentários: