segunda-feira, 2 de março de 2009

Tertúlia do 1º. Aniversário

No dia 25/02 celebrou-se o 1º Aniversário das Tertúlias "Conversas com Princípio e Fim", na presença de 60 Tertulianos.

Aproveitámos a ocasião para fazer um breve balanço do que foram doze meses de actividade, com saldo positivo graças a colaboração dos palestrantes convidados, nomeadamente, vereadores da CMO, historiadores, poetas, advogados, uma confraria gastronómica, um actor, uma especialista em Educação Social e investigadora, uma empresa de serviços de apoio domiciliário, fadistas, um ex-autarca, e a colaboração de Tertulianos, foram elaborados textos para duas rábulas, foi criado, o blogue http://conversascomprincipioefim.blogspot.com, de informação sobre as Tertúlias;
Toda a comunicação social local, tem apoiado este projecto, facto que foi realçado e devidamente agradecido pelo organizador, Carlos Moura.
O programa da Tertúlia do 1º. Aniversário, contou com a presença dos poetas Joaquim Sustelo e José Duarte, com poemas adequados ao evento e a fadista Manuela Amorim encantou todos com a “Rua do Capelão”, o fado “Mora em Lisboa”, e “Uma Casa Portuguesa”.

Até o Dr. Manuel Varges participou, contando anedotas, revelando uma faceta divertidíssima.
Na continuação da festa de aniversário, a organização aproveitou o momento para nos brindar com uma “Entrevista com História”, conduzida pela Jornalista da RMO – Rádio Massaroca de Odivelas (nome fictício), cujo texto estava baseado no “Moinho da Laureana” e foi adaptado, propositadamente, para esta Tertúlia, pelo Carlos Moura, Maria Antónia Beirão e Margarida Moura, as informações técnicas foram mantidas e são da autoria da Divisão da Cultura e Património da Câmara Municipal de Odivelas, os adereços de cada um dos intervenientes e o correspondente texto foram suficientes para pôr a assistência numa agradável risada.

Seguidamente foi feito um sorteio com produtos, supostamente oferecidos pelo "Moinho da Laureana", dos quais destacamos: pipocas, farinha, massarocas, receitas de creme, bolo de farinha, bolinhos, tudo receitas de farinha de milho, e também bacalhau com broa de milho;
E na parte final da Tertúlia foram também, sorteados os seguintes livros: “Samarcanda”, “O Historiador”, “Meridano de Sangue” e “A Fogueira das Vaidades”.
O poeta Joaquim Sustelo ofereceu, para sorteio, dois exemplares do seu livro "Ode a Odivelas em 25 Sonetos".

Simbolicamente tivemos um queque gigante para cantar os parabéns às Tertúlias, e às nossas aniversariantes do mês de Fevereiro.
A Arcip – Associação Recreativa e Cultural Indo-Portuguesa, domiciliada em Odivelas, ofertou a Carlos Moura, um exemplar da Revista “Voz do Oriente”, onde estão referidas duas das últimas Tertúlias das “Conversas com Princípio e Fim”.

Sem comentários: