quinta-feira, 3 de junho de 2010

Tertúlia "Saber Comer, Saber Viver"

































No passado dia 26 de Maio, realizou-se a 24ª. tertúlia das “Conversas com Princípio e Fim”, neste evento estiveram presentes 103 tertulianos, aos quais foi apresentado o tema “Saber Comer, Saber Viver”, desta vez a convidada foi a nutricionista, Dr.ª. Rita Dias, licenciada em nutrição e engenharia alimentar, mestrado em segurança alimentar e saúde pública e pós-graduação em higiene e segurança no trabalho;

A palestrante baseou a sua apresentação numa bem organizada série de diapositivos, visando abordar a roda dos alimentos, as boas escolhas alimentares, erros alimentares frequentes, regras para uma alimentação saudável, alimentação para seniores e um breve apontamento sobre opções mais saudáveis em dias de festa.

Para definir alimentação saudável, a convidada Emílio Peres, “a alimentação saudável é uma forma racional de comer que assegura variedade, equilibrío e quantidade justa de alimentos”.
Quanto à nova roda de alimentos ela é, actualmente, composta por sete grupos com propriedades semelhantes, a reter:

Cereais e derivados e tubérculos 28%
Hortícolas 23%
Fruta 20%
Lacticínios 18%
Carne, pescado e ovos 5% Leguminosas 4% Óleos e gorduras 2%

Continuando a sua palestra, a Dr.ª. Rita Dias informou-nos que, em seu entender, uma alimentação saudável deve ser completa, equilibrada e variada e sobre a obesidade disse-nos que a mesma é considerada a epidemia do século XXI.
Sobre as escolhas alimentares que devemos ter em conta quando estamos no supermercado a Palestrante sugeriu-nos que o nosso cabaz de compras deve contemplar:
- Lacticínios (iogurtes, leite e queijo magro);
- Legumes e fruta, carnes magras, peixe e ovos;
No tocante aos erros alimentares a Dr.ª. Rita Dias, chamou-nos a atenção para, nomeadamente, o sal a mais, abuso de bebidas alcoólicas, muita gordura, abuso dos açúcar e alimentação em quantidade excessiva. Em termos de alimentação a convidada das Tertúlias, deixou algumas sugestões das quais destacamos:
- Tomar sempre o pequeno-almoço logo após o acordar;
- Tomar duas a três chávenas almoçadeiras de leite por dia;
- Comer, diariamente, legumes e hortaliças aconselhadas pela Roda do Alimentos;
- Evitar os fritos e molhos com gordura;
- Eliminar ou reduzir o sal;
- Reduzir o consumo de açúcar e produtos açucarados;
- Beber bastante água ao longo do dia (cerca de 1,5 litro);
Sobre a alimentação para seniores, a Dr.ª. Rita Dias, disse-nos que os mesmos devem:
- Ter uma alimentação variada para evitar carência de nutrientes;
- O tempo entre refeições não deve exceder as 3 a 4 horas;
- Beber água (1,5 litro) mesmo sem sede;
- Reduzir a ingestão de sal (optar por ervas aromáticas, limão, oregãos, salsa, coentros, etc);
- Optar por produtos de fácil mastigação (empadão, almôndegas, etc);
Sobre a sopa, a Dr.ª. Rita Dias apontou-nos uma série de boas razões para comer sopa, pelo interesse destacamos:













- É de fácil digestão;
- É saciente;
- Regula o apetite;
- Forne substâncias antioxidantes e protectoras;
- É de baixo valor calórico;
- Previne a obesidade;
- É uma boa reguladora dos níveis de colesterol;
Falando em dias de festa, foi-nos sugerido que devemos subtituir as batatas fritas por frutos desidratados e optar por sobremesas como gelatinas e saladas de fruta (sem adição de sumos ou açúcar).
Sobre as regras de Segurança Alimentar em nossas casas devemos ter atenção, nomeadamente, a:
- Arrefecer alimentos antes de os colocar no frio (ex: sopas);
- Não misturar alimentos crus com confeccionados;
- Cozinhar bem os alimentos (bem passados);
- Descongelar alimentos no frigorífico, nunca em cima de bancadas nas nossas cozinhas à temperatura ambiente.
A Dr.ª. Rita Alves terminou a sua palestra citando, novamente, o Dr. Emílio Peres “a alimentação faz-nos pequenos ou grandes imbecis ou inteligentes insociáveis ou capazes de saudável convivên
cia, mata-nos cedo, ainda em embrião no ventre materno, ou tarde, no caso de uma vida plena”.
Porque o tema em análise era propício a dúvidas, foram colocadas, à Dr.ª. Rita Dias, algumas questões relacionadas, nomeadamente, com o modo de fritar alimentos, tipos de leite, alergias a este alimento, pastilhas adoçantes, periodicidade de se comerem ovos, ingestão de marisco e sobre a leitura de rótulos de embalagens, devemos ter em atenção que o açúcar aparece, por vezes, com outras denominações, tais como: sacarose, glucose, dextrose, frutose, etc, etc.
Pensamos que todos tiveram respostas às suas dúvidas, ficou no ar a ideia que o assunto não ficou esgotado nesta tertúlia, pelo quando houver uma nova oportunidade a Dr.ª. Rita Dias estará, novamente, connosco.
Registe-se, também, que foram distribuídos a todos os presentes brochuras da nova roda dos alimentos, facultados à nossa convidada pela Direcção Geral do Consumidor, para mais elementos contactar: rodadosalimentos@dg.consumidor.pt, e http://www.consumidor.pt/, achamos que o referido documento está muito bem elaborado e bem documentado com imagens, a não perder.
A propósito de alimentação, a organização das Tertúlias ofereceu a todos um bolo com doze quilos confeccionado pelo Centro de Formação Profissional para o Sector Alimentar, da Pontinha, decorado com a “roda dos alimentos”, trabalhada minuciosamente, a revelar um trabalho extraordinário, os seus executantes estão de parabéns.
A Dr.ª. Rita trouxe-nos, também, uma outra “roda de alimentos”, feita com produtos a sério, em ambos os trabalhos as fotografias falam por si.



Em virtude da tertúlia ter tido momentos de mais interacção com os presentes, não houve lugar ao habitual momento de poesia, aliás o mesmo só voltará ao nosso contacto no mês de Setembro.
Referindo o habitual sorteio de livros, cd´s, dv´s, desta vez as ofertas foram dos tertulianos, Mimi, Dalila Abelho, Ana e Eurico Costa, Lídia Dias, Livraria Bulhosa, na pessoa do Sr. Jorge Peres, do Jornal Triângulo da organização das Tertúlias, e convites para espectáculos do Centro Cultural Malaposta, e como o evento estava relacionado com a alimentação, Carlos Moura ofereceu pacotes de massinhas, colheres para o mel, para provar sopas e até uma miniatura de um rolo da massa, e cartilhas para fazer recortes em massa, estes últimos prémios foram entregues debaixo de enormes gargalhadas pois todos estavam surpreendidos pela oportunidade dos mesmos, a todos a organização das Tertúlias agradece as ofertas.
























Registe-se a colaboração da Câmara Municipal de Odivelas, no tocante ao fornecimento do equipamento de som, ao Jornal Triângulo, Jornal de Odivelas e à OdivelasTv, pela referência que fizeram a esta tertúlia, ajudando, deste modo, à promoção deste evento cultural e informativo.
No dia 8 de Maio, o grupo das Tertúlias deslocou-se à Cidade de Tomar, para o Congresso da Sopa. A chuva não foi impeditiva da nossa visita cultural que englobou o Museu dos Fósforos, a Igreja de São João Baptista e a Sinagoga de Tomar. Foi mais um dia de agradável convívio.

Nos dias 19 e 20 de Junho, as Tertúlias vão à Cidade do Fundão para "A Apanha das Cerejas", iremos, também, Belmonte, terra natal de Pedro Álvares Cabral, a Aldeia de Sortelha e Castelo Novo.
Parte do texto acima mencionado, está consubstanciado em elementos facultados e autorizados pela Dra. Rita Dias.
A próxima tertúlia terá lugar no próximo dia 30 de Junho às 17,00 horas, para além de algumas surpresas, vamos brincar com os Santos Populares.

1 comentário:

Rita Alves Dias disse...

Gostei muito da maneira como colocou todas as questões. Adorei participar nas Tertúlias e desejo que estas se continuem a realizar por muitas mais sessões.
Cumprimentos,