segunda-feira, 5 de julho de 2010

Tertúlia "Festejos dos Santos Populares"

No passado dia 30 de Junho, na Soc. Musical Odivelense, realizou-se a 25ª. tertúlia, organizada por Carlos Moura, perante 133 tertulianos, desta vez o tema foi “Os Festejos dos Santos Populares”. O momento alto da tertúlia foi a apresentação de quadras alusivas aos Santos Populares, estando a recolha dos textos a cargo da Lídia Dias, os três Santos Populares e o menino Jesus apresentaram-se com novas fatiotas muito engraçadas as quais provocaram fortes gargalhadas, tudo confeccionado por um “gabinete de alta costura de Odivelas”, não faltaram, também, os viçosos manjericos e um altar de Santo António, gentilmente emprestado pela Junta de Freguesia de Odivelas, na pessoa do seu Presidente Dr. Victor Machado e uma procissão, em miniatura, cedida e montada pela Dra. Angélica Santos, uma verdadeira delícia do artesanato Português a encenação ficou completa com os “meninos a pedir um tostãozinho para o Santo António” e uma noiva de Santo António;


Os meninos que andaram a pedir para o Santo António, de latinha e boné à "reguila"








Os Arcos da Marcha foram obra e arte dos amigos Aline e o Luis Rocha

As actuações do Jograis e a apresentação de uma pequena peça de teatro denominada “A Mercearia”, o seu enredo gira em volto de um lojista surdo que troca os nomes a tudo, as interpretações estiveram a cargo de alunos da ULTI – Universidade de Lisboa para a Terceira Idade, elementos coordenados pelo Prof. João Coelho dos Santos;

O Coro da Universidade Sénior de Odivelas orientado pela Profª. Catarina Andrade
apresentou-se aos tertulianos interpretando algumas canções relacionadas com os “santos populares” e outras de cariz tradicional Português, muito do agrado dos presentes, entre os quais destacamos a Dra Susana Amador, Presidente da Câmara Municipal de Odivelas que se fazia acompanhar do seu Chefe de Gabinete, Senhor José Esteves.
A tertúlia terminou com o já habitual sorteio de livros, desta vez oferecidos pela Dra Susana Amador, Manuela Amorim, Dalila Abelho, cd´s, dv´s, oferecidos pela organização das tertúlias, convites do Centro Cultural da Malaposta e até manjericos acompanhados das respectivas quadras.
Nos meses de Julho e Agosto não haverá tertúlias as quais voltarão no dia 29 de Setembro com o tema “Os Benefícios da Medicina Chinesa.
A divulgação deste evento contou com a colaboração do Jornal de Odivelas, Jornal Triângulo, e OdivelasTV;